quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pauta Principal.

Nome: Os Meios da Censura. Data: 03 / 2010



RETRANCA: Censura na Ditadura.

TEMA: Vamos produzir uma pesquisa para projeto final do cursos de Jornalismo. Assim como tantos países passaram pela ditadura o Brasil parece não querer relembrar o episódio que marcou a década de 60. Exatamente por isso, são poucos os registros e informativos e poucos os que têm acesso ás informações do evento.

O trabalho - parte integrante do meu TCC - Projeto experimental de conclusão de cursos de graduação - fará um recorte da ditadura militar no Brasil a partir da censura. O intuito é comentar o regime a partir das ações de intervenção em matérias, notas ou editoriais em meios impressos de comunicação. Abordaremos a relação desses veículos com a censura; a sua linha editorial, como ocorria a pré-produção jornalística e a apuração de uma notícia até a chegada desses impressos às bancas. E assim entender como e quando a censura interferiria ou anularia a exibição de determinados conteúdos.

Na década de 60 o país efervescia em produção artística e cultural, por isso vamos também citar músicas e autores censurados assim como quaisquer outros tipos de obras que possam ter relevância ao objetivo do trabalho. Falaremos sobre participação política. Quem era o jovem da década de 60? ; suas aspirações e anseios; Porque uma estrutura e reforma educacional? E como isso pode influenciar em decisões políticas e na reação do povo? E então, será debatida uma comparação entre o jovem daquela época e o atual; Será que hoje teríamos a mesma impulsão de realizar nossos ideais?; Quais seriam os ideais do jovem hoje?



Serão realizadas entrevistas em link com o blogger Os Meios da Censura com personagens que vivenciaram a época e especialistas que possam comentar sociedade da década de 60 eo evento do Regime Militar. Cada personagem realizará a entrevista em algum ponto histórico que remeta ou lembre a ditadura militar. Claro que algumas locações podem variar conforme a disponibilidade do entrevistado e disponibilidade do local.

Vamos ressaltar a posição política do país na época; E o cenário social-político do mundo em regiões que serviram de inspiração ao nosso país; E então entender como reações na França podiam ser de inspiração (ou não) ao Brasil, como no caso, da revolução em Sorbonne.

A imposição da Ditadura se fez ao povo como uma maneira de buscar ordem e progresso. Mas se, segundo Platão, o bem é alinhado à luz da razão, então porque a Ditadura confunde os seus motivos à razões paranóicas? Segundo relatos, toda a raiz do comunismo no Brasil, naquela época, era somente um ensaio amador de um sonho utópico. Na tentativa de controlar essa raiz (existente ou não) foi instaurado o golpe militar que depôs João Goulart- Jango. Se não havia comunismo então, partiu a Ditadura de uma paranóia? Vamos tentar responder esta pergunta através de um delineio da sociedade daquela época.

Porque os arquivos não foram abertos? Que órgão hoje investiga esses documentos? O que foi feito até hoje quanto a investigação do regime? Quem até o momento recebeu indenizações do governo referente a sua participação ou a participação de familiares nesse fato histórico?

Sobre os personagens deste fato : como e quais os principais que faziam parte das classes opositoras? Que perfil de sociedade permitiu de forma indireta ou direta a ação do regime e porque este regime não seria viável nos dias de hoje? Ou seria? Cada geração tem ideais diferentes da geração anterior, então, que ideais calcavam a geração daquela época. E que herança histórica/cultural e de pensamento obtemos da ditadura? E então, com base em explicações de um especialista em psicologia/sociologia discutiremos sobre que tipo de pensamentos ou comportamentos foram enraizados naquela época, e que interferem nos dias atuais, na geração atual.

EDITORIA: Política

ENFOQUE/ENCAMINHAMENTO: A censura. Suas causas. Características. Modos.

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