quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Titulo.

Títulos podem designar a idéia principal de suas respectivas obras. Ao nomear – algumas vezes com uma palavra – eles indicam e significam a produção de um trabalho. Obviamente, toda significação é representatividade de uma percepção muito pessoal. É humano que busquemos significados de determinadas coisas, mas todas as interpretações são resultados de concepções perceptivelmente pessoais. Não anulo a significação uma que um autor queira dar à sua obra, mas é bom ter em mente que o público é quem decide qual ou quais reais sentidos uma obra adotará para si. E não esqueçamos, esse corpo que assiste o produto tem uma percepção tão plural e multifacetada que talvez nenhuma obra ou título demitam-se em si mesmos.
O título deste trabalho pode assumir ao menos duas concepções diferentes. Primeiro nos interessa definir o sentido da palavra “MEIO”. Segundo o dicionário PRIBERAM a palavra MEIO  vem do latim MEDIUS (Lembra-me mídia), e significa:
Meio
adj.
1. Que indica a metade (de um todo).
2. Que está numa posição intermédia. = meão, mediano, médio
3. Que tem fraca intensidade. = moderado
(...)
12. O que estabelece comunicação.

Meios
meio de comunicação (social): órgão de difusão de informação.

Entendido o significado da palavra, então partamos à explicação. O título escolhido foi: Meios da Censura.  A palavra meios no contexto do título adota num primeiro instante o sentido de :  1. As formas;  2. Os modos;  3. Métodos;  4. Maneiras da censura.  Já em um segundo sentido -  e esse é o mais cabível ao que elaboramos para o desenvolvimento deste trabalho – entendemos o título como:  Os meios de comunicação que são (ou) pertencem à censura (ou) ao censurador. E aqui “pertencer” quer dizer estar envolvido, ser objeto de uso, estar preso  a algo ou alguém sem possibilidade de reação.  O blogger Meios da Censura irá comentar sobre os meios de comunicação, em geral impressos, que foram reféns da censura na época do regime militar brasileiro.  No próximo texto faremos um breve roteiro explicando por exemplo: o que foi a ditadura no Brasil; suas causas;  como aconteceu; o que é censura?; tipos de tortura; a efervescência cultura da época; métodos de censura; processo de apuração dos meios de comunicação na década de 60; a reforma educacional e como ela pode interferir no comportamento humano; o jovem da década de 60, aspirações e anseios;  faremos uma pequena abordagem psicológica quanto à herança cultural e psíquica que a ditadura possa ter nos deixado (explico posterior melhor esta questão);  e claro compor essas explicações com entrevistas realizadas com especialistas de cada área.
Compreendido o valor “semântico ” da frase que compõe o título, o máximo que faremos agora é nos reencontrar neste mesmo endereço ao menos uma vez por semana. Serão postadas notas, matérias, especiais, links, informativos, dicas de livros, e tudo que puder complementar o conceito do que foi a censura no Brasil. Até a próxima.
Yasming Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário